Prefeitura cancela comemoração da Semana do Município e Desfile Cívico

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação, em nome do Prefeito em exercício do município de São João do Rio do Peixe, José Airton Pires de Sousa, vem por meio desta nota, esclarecer a população são-joanense, que não realizaremos as festividades em comemoração a Semana do Município, bem como o desfile cívico no dia 08 de outubro de 2017.

Esta administração, preocupada com a segurança dos recursos financeiros deste município, em face da crise econômica que assola todo o país, que provocou expressiva queda dos recursos oriundos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) nesses últimos meses, vem comunicar a todos, o cancelamento das festividades alusivas em comemoração à emancipação do município deste ano.

Apesar dos inúmeros problemas ainda por resolver no município, a gestão vem tendo o maior zelo no trato da coisa pública, buscando manter seus compromissos em dia, especialmente a folha de pagamento dos servidores municipais.

Dentro desta lógica e em respeito ao princípio da responsabilidade fiscal e financeira, consideramos que seria irresponsabilidade da nossa parte, arriscar e comprometer setores essenciais à manutenção da rede escolar, das unidades de saúde, da limpeza urbana e da atenção social aos mais carentes, destinando recursos para uma festa popular que, embora tenha importância para as nossas tradições, a história, a cultura e a oferta de entretenimento de lazer à população, despenderia recursos financeiros que faltariam a outros setores da administração. Nosso governo entende que é necessário oferecer entretenimento e lazer a todos, mas acima de tudo é importante dar ao cidadão um serviço público de boa qualidade, sendo esta uma marca da administração “Trabalho e Desenvolvimento”.

Lamentamos o cancelamento do evento e é com muita tristeza que tomamos esta decisão, mas acreditamos que, só após a recuperação da saúde financeira em que se encontram, principalmente os pequenos municípios paraibanos, é que será viável a realização de eventos culturais e comemorativos pelas prefeituras.

Sabemos dos esforços e dedicação dos Gestores Escolares e suas equipes para a realização do Desfile Cívico e pedimos desculpas se criamos expectativas, mas ressaltamos que, em uma Administração Pública, não somos donos dos nossos desejos e devemos fazer o que for possível para preservar o equilíbrio das finanças municipais.

Seria tão bom se pudéssemos fazer de nossos trabalhos o que sente nossos corações e tomarmos as atitudes conforme nossos desejos.

Pedimos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Maria de Fátima Pereira Soares

Secretária Municipal de Educação

José Airton Pires de Sousa

Prefeito Municipal em Exercício

São João do Rio do Peixe, 25 de Setembro de 2017.