Secretária de Educação participa do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza-CE

A Secretária de Educação Maria de Fátima Soares participou do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado entre os dias 08 e 11 de agosto, na cidade de Fortaleza-CE. O evento levou como tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. O tema foi amplamente discutido por dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país.
A proposta do fórum foi pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões.
Foram quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, salas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental.
Nas salas temáticas gestores e equipes técnicas educacionais debateram seis temas: implementação, monitoramento, avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME) e gestão democrática; gestão pedagógica; gestão de pessoas; gestão administrativa e gestão estrutura e documentação; gestão do transporte escolar e gestão da alimentação escolar; e gestão orçamentária e financeira.
O 16º Fórum Nacional foi destinado exclusivamente aos gestores de municípios adimplentes com as seccionais da Undime.